.

NOTÍCIAS

Felipe Neto critica Neymar por não comentar sobre caso de George Floyd

Publicado

em

Felipe-Neto-critica-Neymar-por-não-comentar-sobre-caso-de-George-Floyd.jpg

Felipe Neto publicou em seu Twitter nessa segunda (01), um post contra o não posicionamento de Neymar Jr. a respeito do assassinato de George Floyd por parte de um policial branco nos Estados Unidos. O jogador vem sendo cobrado nas redes sociais por não ter se declarado sobre o caso que reacendeu um delicado tema no país norte-americano, onde a população negra se viu refém de uma sociedade historicamente racista.

O youtuber é bastante conhecido por seu posicionamento aciduo a respeito das questões sociais e políticas, não raro se está metido em algum desentendimento sobre os assuntos relacionados. Essa marca fica clara em seu perfil da rede social, onde exibe com orgulho o fato de ser “odiado pelos amantes de Biroliro (Jair Bolsonaro)”. A situação toma outras proporções quando a internet é uma mãe ingrata e não esquece de nenhum fato (ou foto) que tenha passado por ela.

A grande demonstração disso é que foi quase que imediata a memória de que Neymar apareceu em uma foto abraçado com ninguém menos que o presidente da república. Dessa forma, os militantes das redes sociais sentiram-se mais certos sobre o “enbranquecimento”, atrelando ao mesmo uma falta de consciência racial.

No entanto, os defensores de Neymar quanto ao bombardeio de acusações no Twitter também se manifestaram, lembrando que por mais que o jogador seja o brasileiro mais seguido (138 milhões), o mesmo não possui a obrigação de se posicionar sobre todas as situações. Assim, os registros publicados por Felipe Neto sobre as últimas publicações de Neymar, que se tratavam de assuntos muito distantes do racismo nos EUA, seriam fruto da liberdade de não-expressão do jogador.

Por fim, nota-se que o caso George Floyd não somente reacendeu os protestos contra o preconceito racial nos EUA e em todo mundo, mas colocou em cheque a responsabilidade das grandes personalidades de se posicionarem a respeito dos temas de importância social. A expressão de famosos como Beyoncé, Oprah e Kim Kardashian sobre o caso George Floyd é a grande prova de que uma vida pública requer, ou ao menos cobra, o uso de sua influência em prol de uma finalidade social.

Destaque

Tecno Notícias