.

ECONOMIA

IR 2020: a consulta do primeiro lote de restituições deverá sair esta semana

Publicado

em

IR-2020-a-consulta-do-primeiro-lote-de-restituições-deverá-sair-esta-semana-.png

O recebimento do primeiro lote de acordo com o Imposto de Renda 2020 deve ser feito pela Receita Federal no próximo dia 29 de maio. Assim, a consulta ao primeiro lote de restituições do IR 2020 vai poder ser feita já nessa semana. Portanto, é normal a consulta de cada lote é liberada uma semana antes do pagamento, ou seja, dia 22 de maio, próxima sexta-feira. Dessa maneira, devemos dizer que a entrega das declarações de Imposto de Renda teve o seu prazo prorrogado por 60 dias. Assim, a entrega, que deve ser feita até o dia 30 de abril, agora vai poder ser feita até 30 de junho.

O primeiro lote de restituições do IR 2020 devera ser liberado sexta-feira.

Dessa maneira, os contribuintes vão querer fazer a consulta para entender se a declaração vai ser liberada podem acessar o site da Receita Federal neste link ou consultar pelo telefone, digitando o número 146, do Receitafone. Portanto, quem quiser mais praticidade, vai poder consultar pelo app Pessoa Física, que vai está disponível tanto para Android, como também para o iOS. Assim, vale lembrar que o valor da restituição vai ser sempre corrigido pela taxa Selic, mas apenas cairá na conta do contribuinte. Depois do valor não ganha mais nenhuma atualização.

Não recebi minha restituição, o que fazer?

Então o que fazer no caso do contribuinte tenha direito à restituição do Imposto de Renda 2020, mas esse valor não tenha sido colocado na sua conta? Bem, neste caso, o melhor a fazer é ligar para a Central de Atendimento pelos números 4004-0001 (para as capitais) ou 0800-729-0001 (para as demais localidades). Portanto, para os deficientes auditivos, o número é 0800-729-0088.

Assim, a partir deste ano, a restituição do IR deve ser mais rápida, além de iniciar antes, teve uma antecipação por parte da Receita Federal. Desta forma, o número de lotes também acabou sendo diminuído. Dessa maneira, antes, os pagamentos eram separados em 7 lotes, mas neste ano não vais ser apenas 5 lotes. Assim, os contribuintes que tem direito à restituição poderão receber o pagamento mais rapidamente.

Portanto, é normal, os pagamentos vão começar em junho e agora, mas esse ano deve começar no dia 29 de maio. Abaixo, você confere o calendário com as datas de pagamento de todos os 5 lotes do Imposto de Renda 2020:

  • 29 de maio: 1º lote
  • 30 de junho: 2º lote
  • 31 de julho: 3º lote
  • 31 de agosto: 4º lote
  • 30 de setembro: 5º lote

 

Destaque

Tecno Notícias